quinta-feira, 31 de maio de 2012

Texto 9 - Saber Ser



“SER” é um estilo próprio, é a sua impressão digital interna, um intercâmbio entre o querer  da sua ALMA, o  pensar reflexivo de sua mente inteligente  e a escolha do agir coerente.
 A harmonia entre estas  três capacidades é a fórmula da liberdade  que abre as portas da tão sonhada felicidade.


A criança absorve e imita a visão do ninho (visão unicista). Reproduz pensamentos, sentimentos e comportamentos dos adultos sem questionar. Não tem liberdade, vive submissa ao comando do  adulto.
                                             


 O adolescente  descobre o mundo dual (as diferenças, os opostos, as novas possibilidades) e  arrisca iniciar um processo de escolhas próprias, que será muitas vezes confundido com “desafeto” ou “desrespeito” ao ninho – fato que geralmente desencadeia desarmonia, luta, competição. Nesta fase, a liberdade é um grande sonho, porém  difícil e distante.



O SER amadurecido é aquele que depende cada vez mais de si mesmo. Aquele que  pensa por si só, que também pode reproduzir pensamentos e comportamentos  porém só aqueles que  lhe fizerem real sentido. Não vive preocupado em conseguir aplausos dos outros, nem  vive se desgastando para atender todas as expectativas que os outros jogam sobre si.

O SER amadurecido significa estar acima da infância e da   adolescência, é conquistar a liberdade  através da fidelidade à sua  própria consciência.

 “Ser Adulto” não garante  o “Ser Amadurecido”, pois  “Consciência” - requisito fundamental para o Ser amadurecido - é muito mais que seguir comandos, reproduzir valores ou mandamentos  é uma capacidade do Ser que vai além dos instintos, além do pensar, além da matéria. É uma “percepção supra sensorial”  que favorece  a auto gestão, cujo solo requer necessariamente a energia espiritual latente no interior de cada um de nós.

  

Quando deixarmos de nos preocupar em querer ser igual  a maioria e formos mais fiéis a nossa própria individualidade  começaremos a perceber e a respeitar a maravilhosa obra artesanal da vida. Estaremos amadurecendo e evoluindo rumo à Dimensão Consciente do Ser, religados à fonte Cristalina do Amor e da Sabedoria . 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva um comentário